A prevenção de lesões na prática do exercício físico

18 maio, 2017
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Boa tarde meus amores, vocês já perceberam que eu estou apaixonada por corrida, costumo dizer que fui picada pelo tal bichinho que deixa a galera viciada…rs

A sensação é incrivel, não tem explicação, só mesmo quem pratica esse esporte vai entender as loucuras que fazemos para completar só mais uma corrida…

No entanto como todo modalidade esportiva exige cuidados, precisamos estar atentos e sempre acompanhados de um profissional para nos orientar e assim evitar as temidas lesões que em alguns casos são fatais.

Olha o que dizem os especialista em prevenção e reabilitação física do TIBRA (Treinamento Integrado Brasil).

É comum encontramos pessoas que praticam o exercício físico de maneira exagerada, o que acaba resultando em problemas nas articulações e em último caso, gerando as temidas lesões. Para que elas não aconteçam é preciso um trabalho de acompanhamento e instrução, que deve ser feito de maneira personalizada de acordo com a necessidade de cada um.

“Para preveni-las é preciso melhorar a técnica do exercício e respeitar os intervalos entre os treinos sempre montando eles com uma boa periodização”, conta Ray Pereira, um dos sócios do TIBRA (Treinamento Integrado Brasil).

O personal trainer, que fundou o grupo em 2015 junto com Diogo Rodrigues, explica que há dois tipos de lesões: as crônicas e as agudas. As mais comuns, as crônicas, são resultados de excessos repetitivos, como por exemplo as tendinites e fraturas por estresse, já as agudas são aquelas geradas por má execução de cargas e intensidade alta de treinamento. Se não tratadas essas lesões podem desencadear problemas mais sérios, então a recomendação é sempre procurar um especialista no primeiro sinal de sintomas.

Os maiores cuidados que se deve ter ao praticar o exercício físico em geral, são com a alimentação, descanso, e fazer uma boa técnica de execução, além de respeitar seu corpo e seu limite. É recomendado praticar os exercícios para prevenção de lesões pelo menos três vezes por semana, e antes da atividade física principal, devido aos mecanismos de propriocepção (termo usado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação) estarem mais descansos.

“Não existe exercício melhor ou pior de prevenção, cada caso é um caso. Vamos exemplificar: uma pessoa com desequilíbrio muscular no quadríceps em relação a isquiotibiais (grupo de músculos responsáveis pelos movimentos de extensão do quadril) necessita trabalhar os membros inferiroes para corrigir isso com exercícios e ângulos apropriados”, comenta Ray, que dá aulas no TIBRA no Parque do Ibirapuera.
O professor reforça a ideia de que os esportistas podem sentir algum tipo de dificuldades nos exercícios, isso dependendo do seu grau de habilidade, porém, se bem feitos e repetidos regularmente, as chances de lesões podem cair drasticamente.

Sobre TIBRA
O TIBRA (Treinamento Integrado Brasil) foi criado em 2015 com o propósito de levar o exercício físico para todos, e em qualquer lugar. Em 2016 o grupo participou de alguns eventos beneficentes que impulsionaram a expansão dos horários de aulas oferecidos. Hoje o TIBRA disponibiliza duas aulas semanais pela manhã e duas aulas durante à noite, além da tradicional aula aos sábados.

Coordenado pelos sócios Diogo Rodrigues e Ray Pereira o objetivo do grupo para os próximos meses é a expansão do treinamento em novos parques, além de atender empresas e fazer palestras sobre atividade física, emagrecimento e alimentação.

As aulas são recomendadas para todas as pessoas, dos 14 aos 50 anos, com lesões ou sem. São trabalhados exercícios com corda naval, kettlebell e a calistenia, que é um sistema de exercícios físicos no qual o interesse está nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço.

Os sócios
Diogo Rodrigues Silveira tem 28 anos, é educador físico, treinador e fundador do TIBRA. Trabalhou durante três anos na BIO RITMO como professor e personal trainer, e hoje é personal na região de Moema, Vila Nova Conceição e Parque do Ibirapuera. Também formado em coaching integral sistêmico pela FEBRACIS, iniciou, a um pouco mais de um ano, um grupo de treinamento integrado no parque do Ibirapuera.

Ray Pereira também de 28 anos, é graduado pela Universidade Nove de Julho e pós-graduado em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em reabilitação física, ele é um dos fundadores do TIBRA e também atua como personal trainer na região de Moema, em academias, parques e condomínios.

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1 Comentário:A prevenção de lesões na prática do exercício físico

  1. Flavia Nutri Esportiva

    Top!
    Parabéns meninos

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