por Osanita

Desafio de Janeiro

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Divas,

Mais um ano se inicia e juntas vamos encarar mais um desafio.

O desafio é de janeiro, mas podemos manter hábitos saudáveis por todo ano, o que acham?

O Verão chegou com tudo e nada melhor do que uma nova estação para renovar as metas e, é claro, perder algumas medidas. Para isso, a regra é uma só: aliar a boa alimentação à prática de atividades físicas. “Comece trocando os alimentos que são fonte de gordura por opções mais saudáveis. As frituras podem ser substituídas por grelhados, assados ou cozidos. Os carboidratos, por versões integrais. E evite jejuns prolongados, fazendo refeições a cada três horas.

Seguir regimes radicais é perda de tempo. O ideal é fazer boas escolhas e em pequenas quantidades, priorizando as proteínas magras e incluindo as gorduras boas no cardápio, tais como castanhas e azeite. O consumo tanto de açúcar quanto de sal deve ser reduzido ao máximo, para evitar sobrepeso e retenção de líquido. Já a ingestão de água deve ser abundante.

No jantar, as refeições devem ser moderadas, com opções de saladas coloridas, carnes magras e carboidrato integral. Frutas e vegetais estão liberados.

Para aqueles que não curtem levantar peso na musculação, existem várias outras maneiras para fugir do sedentarismo. Uma delas, as aulas de dança.  É só escolher o ritmo e se preparar para perder muitas calorias. Os exercícios aeróbicos são a melhor opção para a queima de gordura. Na dança, por exemplo, o esforço físico realizado é de baixa ou moderada intensidade. Com isso, o consumo de oxigênio permanece estável e automaticamente ocorre a aceleração do metabolismo e perda calórica.

Alguns ritmos, como a zumba, chegam a queimar 400 calorias por aula. Além disso, os movimentos aeróbicos melhoram frequência cardíaca, postura, equilíbrio e coordenação motora.

Aqueles que preferem não se aventurar nos ritmos da dança podem praticar a corrida de rua, esporte que tem agradado muito. Além de queimar gordura, aumenta a resistência física, melhora a respiração, fortalece o coração e ainda libera a endorfina, hormônio do prazer. O ideal é começar praticando caminhadas leves. E, só depois que melhorar o condicionamento físico, apostar nas corridas, sempre observando os intervalos necessários para o repouso da musculatura.

Praticar esporte me traz disposição e muita felicidade. Com certeza trará para vocês também.

Então, prontas para encarar o desafio?

 

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